"Regresse à Página Principal"

 

   
 
 
ENTIDADE ACREDITADA
 
::CURSO DE "BABY-SITTING" E ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS - PRÁTICAS E DINÂMICAS:
 
PROGRAMA DETALHADO

 

1. O Desenvolvimento da Criança e seus Cuidados Primários

1.1. Desenvolvimento Infantil e Relacionamento empático e afectivo – bases teóricas

1.1.1. Psicologia e Pedagogia. O conceito do desenvolvimento-definição

1.1.2. Desenvolvimento, crescimento e maturação

1.1.3. Desenvolvimento físico e psicomotor

1.1.4. Desenvolvimento Cognitivo: Jean Piaget

1.1.5.Desenvolvimento da Linguagem

1.1.6. Desenvolvimento Sócio-afectivo

1.2. Normal e o patológico

1.2.1. A criança vulnerável e em risco:

- Carência afectiva materna

- A criança ansiosa

- Síndrome da criança negligenciada e batida

- Criança hiperactiva

1.3. Nutrição, higiene, segurança, repouso – regras Básicas

1.3.1. Cuidados de saúde

- Plano Nacional de Vacinação

- Doenças transmissíceis: rubéola, sarampo, tuberculose, hepatite

- Cuidados de higiene corporal e oral

1.3.2. Necessidades nutricionais

- Alimentação equilibrada

- Conteúdos de uma alimentação

- Regimes alimentares na criança doente com febre, vómitos e diarreia

1.3.3.Prevenção de acidentes

- Principais causas de acidentes domésticos

- Tornar o espaço adequado para crianças

1.4. Comportamentos adequados aos hábitos de independência progressiva na criança

Planificar e desenvolver as condições que permitam à criança adquirir hábitos de higiene:

- Asseio pessoal;

- Arrumação e higiene dos espaços;

- Alimentação

 

1.5. A intervenção do técnico no papel parental

 

2. Apoio, Acompanhamento e Assistência da Criança de acordo com a fase do seu desenvolvimento

2.1. Comunicação e relação eficaz com crianças: Relação afectiva e pedagógica

2.1.1. Importância e grande necessidade de amor e carinho

2.1.2. Importância das rotinas na vida de um bebé

2.1.3. Processo de adaptação da criança e da família

2.1.4. Recepção e Entrega da criança à família

2.1.5. Estabelecimento de uma relação de diálogo, de afecto e de confiança

2.2. Observação da criança. Construção de Ferramentas

 

3. Atitudes Educativas: Formas de actuação adequadas a comportamentos disfuncionais

•  Dificuldades do Desenvolvimento

•  Crianças com imaturidade de desenvolvimento

•  Crianças com deficiêncas sensoriais especiais

•  Crianças com doenças ou deficiências crónicas (físicas/mentais)

•  Formas de actuação

•  A educação esfíncteriana e os seus problemas

•  O sono e os seus probelmas

•  A criança negligenciada e batida

•  A criança hiperactiva

•  O castigo e suas implicações

•  Discussão sobre o papel educador/parental

 

4. Técnicas de Animação

4.1. Técnicas de animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas mediante as etapas do desenvolvimento

•  Expressão plástica

•  Desenho

•  Pintura

•  Modelagem

•  Construção de fantoches

•  Expressão musical

•  Expressão dramática

•  Expressão corporal

•  O Jogo

4.2.Técnicas de animação

4.2.1. Animação individual

4.2.2. Dinâmica de grupo

 

5. Planeamento e desenvolvimento de actividades pedagógicas. Planificar, desenvolver e gerir momentos de animação no trabalho com crianças.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 
 


 


 
INSIGHT-Psicologia
LISBOA: Rua do Conde de Redondo, 60, 5º Piso 1150-108 Lisboa
LEIRIA: Rua Dr. João Soares, Lote A, r/c Esq. 2400-448 Leiria
 
 
-----------------------------

______________________