"Regresse à Página Principal"

 

   
 

Os 7 Pecados Mortais

Raiva

Por Dr. Vasco Catarino Soares

CLICK IN Nº 16 de Dezembro 2005
 
 

Depois de um lauto almoço à custa da edilidade, João Melgueiras, o senhor lá da terra, saiu para ganhar o seu dia. Tomou a estrada velha para o Lavradio Grande, local onde se pretendia construir um grande empreendimento turístico com campo de golfe, hotel cinco estrelas, vivendas luxuosas e ... uma casita para si. Tudo isto a troco de uma licençazita feita de olhos fechados, esquecendo alguns pormenores incómodos, e encomendando um estudo de impacto ambiental a uma empresa isenta, de um primo que vive na Suíça, que garantia um impacto nulo.
Naquele dia tinha acordado preocupado, pois na noite anterior tinha recebido a notícia de que as associações ambientalistas preparavam acções de pressão com o intuito de inviabilizar o projecto.
«O mesmo queixume de sempre, pensava.
-E que é uma área protegida... que está em contradição com o PDM... que ameaça espécies raras...blá, blá, blá.»

 

-Irra! Não há um raio que fulmine estes queixinhas? Sempre a tentar lixar um gajo. Só à canelada.
Agora porém, já meio dia passado, um sol radioso iluminava-lhe o humor e as “coisas” já não pareciam tão negras. Tinha recordado aquele episódio de uma aquisição de terras para o município, em que as de um cunhado tinham sido compradas pelo dobro do valor. A coisa foi descoberta e lá teve que ir desmentir tudo em tribunal. O pior foi a acção dos media . Ainda temeu que surgisse uma opinião pública crítica. Todavia, tal não veio a suceder. «Como era maçarico», pensou. «Desconhecia ainda a alma do Povo: político-afásico (incapaz de perceber as intenções profundas dos políticos) e judicial-piedoso (tendência para tirar partido pelos que são alvo da acção da justiça)». Foi concluída a sua inocência – ele próprio nela acreditou. E os seus amigos continuaram seus amigos. O seu partido continuou com ele. E a sua reeleição foi ainda mais expressiva.
«Era isso que iria acontecer novamente. Sim. Esta coisa dos ambientalistas ia ser ultrapassada. Quem é que ia ouvir os exageros desta gente?»

 

Era este o seu pensamento enquanto percorria a pé a deserta estrada. Mas eis que o seu pensamento se vê interrompido pelo som de passos. De imediato parou. Ficou um pouco assustado. «Será alguém da família dos Sousas?» Já o tinham ameaçado de morte – Uma irmã menor desvirginada e largada. Gritou: - Quem vem lá? Nada. Não se ouve resposta. João Melgueiras receia, sente os joelhos incontroladamente a tremer. De súbito, um vulto possante apresenta-se na sua frente. Olhos nos olhos, semblante negro, senho franzido, tonalidade de ódio. Reconhece Paulino - um ex-sócio que havia roubado e deixado cair 6 anos na cadeia.
A caçadeira de Paulino está pronta para o julgamento final. A condenação é iminente. Iriam acabar todos estes anos de roubo, engano, luxuria e perversão. Melgueiras acaba por aceitar o castigo. Fecha os olhos, baixa a cabeça e espera pelo estoiro.
No entanto, este não surge. Olha de relance e vê Paulino a contorcer-se agarrado ao peito (ataque cardíaco). Aproxima-se dele. Dá-lhe um pontapé da barriga. Depois pega numa pedra e esmaga-lhe o crânio com ela. Levanta-se, compõe a roupa e rectifica o nó da gravata. Cospe no corpo sem vida, com expressão de asco, e segue caminho assobiando um “Se elas querem... Nós pimba”.

 

Dr. Vasco Catarino Soares
Psicólogo Clínico, Neuropsicólogo Clínico, Docente Universitário
Director INSIGHT – Psicologia
vascosoares@insight.pt

 
 
Marcação consulta:
 Lisboa: Leiria:
 
INSIGHT-Psicologia
LISBOA: Rua do Conde de Redondo, 60, 5º Piso 1150-108 Lisboa
LEIRIA: Rua Dr. João Soares, Lote A, r/c Esq. 2400-448 Leiria
 
Página Principal | Site Map | Notícias | Serviços | Formação Pais | Pág da Criançada | Contactos | Testes Psicotécnicos | Formação Psicólogos | Terapia Fala | Localização | Desenvolvimento Infantil | Exame Condutores | Terapia de Casal